Palavra do Presidente

Por Salmo Valentim

Estamos no caminho certo. O reconhecimento dos árbitros ao trabalho desenvolvido na ANAF nos últimos anos é a prova indelével disso. A categoria entendeu como é importante ter uma entidade que defenda os seus direitos, que tenha acesso livre à CBF e que levante bandeiras em benefício de todos. Isso de uma forma clara, direta e transparente.

Quando estive em campo como árbitro, entre 1996 e 2009, vi o quanto era importante que estivéssemos organizados no lado de fora também. Hoje, com a experiência dos 50 anos, estou pronto e motivado para unir ainda mais a arbitragem e lutar por seus direitos. Nessa missão, não estou só. A ANAF conta com uma diretoria competente e comprometida com a categoria. A ela, deixo aqui o meu “muito obrigado”.

Desde que assumi a presidência da ANAF, em 2 de novembro de 2018, alguns temas foram elencados como prioridade. São os casos da democratização das escalas dos principais torneios nacionais e do investimento na capacitação do quadro de árbitros do País – por melhor que seja a tecnologia do VAR, por exemplo, ela é operada por homens e mulheres que precisam estar bem treinados.

Esses e outros assuntos têm sido tratados de forma transparente com a CBF e a CNA. É preciso ressaltar o quanto o presidente da CBF, Rogério Caboclo, tem se mostrado sensível às questões da nossa categoria. Sem dúvidas, das boas discussões que estão sendo travadas, sairá um projeto que vai nortear por muitos anos os passos da arbitragem nacional. Não tenho dúvidas de que viveremos novos tempos em um futuro próximo.

Em nome da ANAF, convido os árbitros de todo País a se unirem em torno da nossa entidade e a juntos escrevermos um novo capítulo na história da categoria. Só com união seremos capazes de superar as turbulências de cada momento. Aproveito para desejar a vocês uma ótima temporada 2021 e para dizer que contem conosco para o que der e vier.